Como melhorar o seu Currículo?

Como melhorar o seu Currículo

Encontrar formas de como melhorar o seu currículo ajuda a se destacar e aumenta as chances de ser convocado para uma entrevista de emprego.

Ter cuidado na hora de elaborar esse documento pode ser a diferença entre um novo trabalho e ficar desempregado, por isso, saber o que está fazendo é importante. Se ainda não conseguiu a sua vaga, pode ser porque a sua apresentação não está certa.

Entender o que a maioria dos recrutadores procuram ajuda quando estiver elaborando o seu.

Como melhorar o conteúdo do currículo?

Para melhorar o currículo naquele tempo livre durante a semana e conseguir o emprego que tanto almeja é preciso pensar em maneiras de fazer quase tudo, sem perder o foco das áreas de atuação que você gosta e deseja trabalhar.

Nunca é demais reforçar que mentir no currículo é perda de tempo, pois, na entrevista, sempre acabam pegando você, sem falar na vergonha de ficar conhecido por ser mentiroso.

Então, para mostrar seu valor, separamos algumas dicas de atividades extras que você pode fazer concomitante com os estudos e mostrar um verdadeiro recheio de conquistas.

Acompanhe a seguir algumas dicas:

1. Cursos de curta duração

Os recrutadores costumam verificar se a pessoa está atualizada quanto à sua área de atuação e uma das maneiras mais eficazes de comprovar isso é com a certificação em cursos de curta duração. Muitos são oferecidos online e gratuitamente e podem aumentar o currículo.

Os cursos também são muito úteis para quem está em busca do primeiro emprego ou nunca trabalhou na área pretendida, eles mostram que o candidato buscou se informar sobre o assunto. Esse é, sem dúvidas, um diferencial que direciona seus objetivos de carreira.

2. Investir em cursos de idiomas

A maioria das vagas com boas remunerações e planos de carreira exigem, no mínimo, conhecimento básico da língua inglesa. Outros idiomas também são bem-vindos e, mais uma vez, você pode buscar na internet cursos gratuitos e de qualidade.

E se você tiver condições, invista em um intercâmbio para aprimorar o inglês ou o idioma que você acredita ser importante para a sua carreira. Lembrando que quanto mais conhecimento, maiores as suas chances de encontrar a vaga dos sonhos.

3. Praticar trabalho voluntário

Aproveitando o conhecimento em outros idiomas, você pode buscar por fazer trabalhos voluntários em outros países, existem intercâmbios específicos para tal. Se não tiver condições, faça esse tipo de ação na sua cidade mesmo, sempre tem alguma ONG ou instituição que precisa de apoio.

Em trabalhos voluntários você poderá adquirir muito conhecimento, principalmente em relação ao trabalho em equipe, uma das habilidades essenciais dentro da maioria das organizações.

4. Participar de eventos variados

Se você está fazendo faculdade é comum que algumas graduações exijam horas extras curriculares como a participação em eventos, por isso, aproveite e busque por aqueles que agregam valor ao seu currículo.

Mesmo que ainda esteja terminando o ensino médio é importante procurar por esses eventos. Eles podem ser palestras ou exposições. E até no caso de o evento não estar ligado à área pretendida você pode acabar ganhando muito conteúdo para a entrevista.

Qual a formatação ideal para um currículo?

Deixar o currículo atraente também deve ser um dos objetivos de quem procura um emprego. Ele precisa chamar a atenção pelo seu conteúdo, mas também quanto à formatação.

O recrutador tem pouco tempo para olhar os muitos currículos que chegam e quando você se candidata online, alguns deles utilizam programas que fazem um levantamento de quem realmente se encaixa na vaga, por isso, é importante se dedicar à estrutura e ao que realmente é necessário ser informado.

  • seja objetivo e claro;
  • não seja repetitivo;
  • não coloque números de documentos;
  • evite ao máximo escrever mais de uma folha;
  • revise informações básicas como telefone e e-mail;
  • cuidado com os erros de português;
  • dê informações coerentes com a vaga;
  • evite excessos no layout;

Geralmente, os currículos apresentam primeiramente a formação. Porém, tem quem acredite que essa informação é menos relevante que as experiências profissionais.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale Conosco