Compartilhe esse post

Como se destacar no período de estágio

Como se destacar no período de estágio

No estágio você tem a oportunidade de aprender como funciona a sua profissão na prática, construir uma rede de networking e ter a possibilidade de conseguir uma vaga efetiva na empresa.  Além disso, as horas de trabalho podem ser utilizadas como atividades complementares à carga horária da faculdade.  Ou seja, mandar bem no estágio só te trará benefícios. Por isso, confira as dicas abaixo e saiba como se destacar no período de estágio:

 Quais as dicas para se destacar no estágio?

2- Tenha iniciativa

Diversas atividades são desenvolvidas durante seu dia a dia, e todas elas buscam o aprendizado e compreensão da estrutura da organização. Entretanto, é fundamental não se contentar com isso e buscar sempre estar adiante.

Cotidianamente inúmeras pequenas atividades surgem. Pessoas podem precisar de ajuda com coisas que você sabe e, nesses casos, ser proativo conta pontos. Caso você não domine a tarefa em questão, se dispor em ajudar e aprender  também é visto com bons olhos.

É natural que, de vez em quando, você sinta que seu ritmo está lento e que não irá conseguir cumprir com suas obrigações. Tente conversar com seu superior ou colegas e pedir ajuda.

Caso o contrário aconteça, e você tenha terminado tudo que precisa fazer com antecedência, se mostre disponível a fazer mais por seus colegas. Isso evidência sua empatia de querer ajudar os outros profissionais em suas funções.

2- Mostre interesse

Mostre interesse nos seus afazeres, evite usar celular durante reuniões, busque tirar dúvidas quando não entender algo e olhe nos olhos das pessoas quando conversar com alguém.

Também lembre-se de se manter informado sobre a empresa que você trabalha, aprenda sobre a missão, visão e valores da organização (principalmente nos valores).

Buscar estar alinhado com o planejamento estratégico da organização e do seu departamento é outra peça chave. Afinal, dar sugestões de coisas que você mesmo pode fazer em prol da estratégia de crescimento da empresa gera pontos positivos para a efetivação.

3- Gere resultados

É crucial ser capaz de mostrar aos líderes que você é capaz de agregar valor como efetivado na organização. Apresenta resultados significativos para o negócio, que sabe e entende do que faz.

Lembre-se de não deixar que seus esforços sejam tomados como créditos para outras pessoas. Por mais que esse seja um hábito péssimo e anti ético, infelizmente é comum no dia a dia das organizações.

4- Mantenha bons relacionamentos

Outro fator de grande importância é ter boas relações na organização. É fundamental saber lidar bem com as pessoas com que você trabalha. Criar uma boa imagem para tornar o ambiente agradável de modo que sua presença seja positiva para o clima organizacional pode ser peça chave para o seu sucesso.

Também, se possível, se aproximar do seu chefe, mostrando disposição e descontração pode ser uma boa forma de melhorar os relacionamentos.

5- Seja ético

Agir com ética é fundamental. Ter em mente que, por mais que queira muito um cargo a, seus valores morais devem estar acima de tudo. Reflita sobre o seu comportamento e busque sempre que possível.

E, o mais importante de tudo: valorize a colaboração no lugar da competição e não passe por cima de ninguém!

6- Busque se capacitar

Se manter alinhado com as últimas tendências daquilo que você faz pode ser a carta na manga para ter o respeito dos seus avaliadores. Seja por meio de cursos ou até mesmo por meio da leitura de artigos.

Afinal isso mostra preocupação em estar antenado para tecnologias e mostra ter maturidade para realização de mudanças em prol da organização!

7- Seja pontual

Por mais que pareça simples, manter a pontualidade é fundamental! É comum que os colegas de trabalho se acostumem com a sua chegada em determinado horário, podendo ser desconfortável caso isso não aconteça.

Ou ainda, as pessoas podem estar dependendo de você e aguardando sua chegada para resolver algum problema.

Então manter-se pontual garante que as pessoas saibam que podem contar que você estará lá na hora certa!

8- Seja flexível

Também é fundamental manter-se flexível. Mudanças acontecem, às vezes você é trocado de setor. As vezes todas as ferramentas que você usava mudam. Nesses casos, reclamar não ajuda em nada, muito pelo contrário. Essas atitudes apenas demonstram imaturidade.

Logo, busque se adaptar e ajudar seu time a conseguir lidar com eficiente durante as mudanças.

9- Absorva os feedbacks

Feedbacks são fundamentais, não só para o estagiário, mas para qualquer pessoa. São capazes de nos dizer tudo sobre nossos erros e acertos. Nossos pontos fracos e fortes.

É fundamental saber dar feedbacks de forma saudável em prol do time (caso solicitado). Porém, acima de tudo, é fundamental saber receber e absorver os feedbacks.

Estes, apresentam tudo que podemos melhorar e o que devemos manter fazendo. E caso seu chefe não tenha o hábito de dar feedbacks. Não hesite em pedir. Essa é, sem dúvidas, uma excelente vantagem para a efetivação.

10- Aprenda a gerir seu tempo

gestão do tempo é um fator decisivo para ser efetivado. Afinal a efetivação geralmente significa mais responsabilidades.

É muito provável que em algum momento, você irá acabar sobrecarregado de atividades. Para isso, é importante saber gerenciar seu tempo. Anotar horários para cada atividade e que dia cada uma deve acontecer.

E com isso, você será capaz de lidar melhor com sua rotina. Caso algo dê errado, ainda será capaz de argumentar que estava sendo sobrecarregado usando fatos.

11- Não tente abraçar o mundo

Evite tentar abraçar o mundo! Não tente fazer de tudo para se mostrar produtivo. Lembre de se respeitar. Lembre-se do auto conhecimento e da sua própria saúde mental.

Tentar fazer coisas demais geralmente podem desencadear até mesmo problemas de saúde do trabalho. Fazendo você não conseguir se destacar no período de estágio

12- Pergunte sem medo

Por fim, lembre-se de perguntar sem medo!

Você, como estagiário está aprendendo. Então ninguém vai se incomodar de você perguntar.

Perguntar é uma forma de mostrar interesse, assim como é uma forma mais eficiente do que tentar aprender sozinho.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a se destacar no seu período de estágio

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Star Corretora de Seguros é confiável? Saiba se é boa

Star Corretora de Seguros é confiável? Saiba se é boa

Seguro-de-Vida-para-Policial-Militar_-Veja-o-que-cobre-e-como-fazer

Seguro de Vida para Policial Militar: Veja como fazer

Plano Funeral SulAmérica: Veja os preços e as proteções

Plano Funeral SulAmérica: Veja os preços e as proteções

Seguro Estágio pelo menor preço só na Star Corretora

Seguro Estágio: Veja o menor preço e benefícios

Como Evitar Roubo em Apartamentos?

Como evitar Roubo em Apartamento?

× Olá. Como posso ajudá-lo?