Compartilhe esse post

Como melhorar seus estudos na faculdade

Como melhorar seus estudos na faculdade

A data do Enem está chegando e junto com ela o nervosismo e ansiedade vai aumentando em quem esta estudando para tentar uma vaga na universidade. Pensando nisso preparamos algumas dicas para te ajudar em como melhorar seus estudos na faculdade.

As dicas servem também para as pessoas que já estão na faculdade e precisa de um “help” neste semestre.

Aproveite as dicas que vão te ajudar a melhorar seus estudos na faculdade

1 | PREPARE UM PLANO DE ESTUDOS

É preciso se organizar para estudar. Crie horários fixos, hábitos, uma tabela de estudos e metas. Isso é essencial para que você consiga engrenar e se acostumar a estudar.

Mas como fazer um plano de estudos?

É aconselhável montar um quadro mensal com as atividades do dia a dia. Anote os fins de semana, feriados, tudo que você faz normalmente. A partir daí, organize as disciplinas e conteúdos que você vai estudar em determinados dias. É comum que você não consiga respeitar todo o quadro, afinal, a vida tem seus contratempos, mas é importante estabelecer um padrão.

Para os vestibulandos, coloque as redações no cronograma em diversos dias da semana. Elas são importantíssimas em qualquer vestibular e precisa de prática para se sair bem nela.

2 | PRATIQUE O CONTEÚDO

De nada adianta ler, e não praticar o que está aprendendo. Faça sempre exercícios, provas anteriores, simulados, etc.

A cada 15 dias ou no tempo que melhor se adaptar, simule o ambiente da prova com tudo que tem direito. Cronômetro, água, alimentos, ambiente sem distrações. Algumas provas, como o Enem por exemplo, exigem muito psicologicamente dos candidatos e essas simulações ajudam a acostumar com o ambiente.

3 | OBSERVE E CORRIJA OS PONTOS FRACOS

Nada de ficar estudando o tempo todo o que você já sabe. Saia da zona de conforto. Veja a matéria ou questão que você tem mais dificuldade de aprender e estude ela.

Mas como aprender aquela matéria ou assunto que mais encontro dificuldade?

Mude a forma de aprendizado. Se você não está entendendo ela por determinada forma, tente outra. Seja vendo vídeos, criando exemplos, praticando exercícios. Mudar o dia ou o horário que você vai estudar também podem ajudar.

4 | TENHA UM ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

Isso não é nem um pouco de vergonha. Muitas pessoas precisam de um psicólogo ou terapeuta do lado para lidar com a pressão e a ansiedade das provas. Tanto os vestibulares quanto os concursos exigem muito psicologicamente dos candidatos, então é preciso estar preparado para os desafios. Caso ache necessário, não hesite em correr atrás de um profissional. A preparação pro concurso vai muito além das questões.

5 | PREPARE UM MATERIAL DE REVISÕES

As anotações são os amigos fiéis de vestibulandos e concurseiros. Eles ajudam a entender e gravar conteúdos mais importantes com certa facilidade. Mas, antes, do que adianta ter um monte de papel desorganizado, que você não consegue nem entender o que está escrito? Organize isso!

As fichas de resumo devem ter o título da matéria, numeração e um subtítulo com o assunto. As informações devem ser colocadas de forma organizada e usar cores diferentes ajudam a ressaltar informações mais importantes e deixar o resumo mais chamativo. Mas use as cores com moderação!

6 | DESCANSE E RESERVE UM TEMPO PARA O LAZER

Não adianta ficar o estudando o tempo e não dormir e nem tirar um tempo para se divertir. No sono, principalmente, você consolida tudo que aprendeu durante o dia. Então nada de estudar em excesso, muito menos virar a noite.

Tire um tempo também para fazer algo que dê prazer, que faça você se desligar do ambiente de estresse dos estudos. Isso é muito importante.

7 | DÊ UM TEMPO FORA DAS REDES SOCIAIS

As redes sociais são enormes distrações. Deixar as redes sócias por um tempinho pode te ajudar a melhorar os seus estudos na faculdade  Elas atrapalham o raciocínio, quebram o ritmo de estudo e distraem muito as pessoas. Quando estudar, deixe o celular e computador longe. No máximo, tire 5 a 10 minutos para ver um vídeo no youtube ou falar com alguém em algum aplicativo a cada 1h, não mais que isso.

Para quem precisa ter o celular perto sempre por algum motivo, apagar alguns aplicativos que não são importantes no momento e até sair de grupos do Whatsapp são boas dicas.

Essas são algumas dicas que vão te ajudar a realizar seu sonho. Nós entendemos essa fase da vida acadêmica e vamos estender a mão para você! Continue nos acompanhando porque faremos mais posts com dicas, técnicas de estudo, etc.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Star Corretora de Seguros é confiável? Saiba se é boa

Star Corretora de Seguros é confiável? Saiba se é boa

Seguro-de-Vida-para-Policial-Militar_-Veja-o-que-cobre-e-como-fazer

Seguro de Vida para Policial Militar: Veja como fazer

Plano Funeral SulAmérica: Veja os preços e as proteções

Plano Funeral SulAmérica: Veja os preços e as proteções

Seguro Estágio pelo menor preço só na Star Corretora

Seguro Estágio: Veja o menor preço e benefícios

Como Evitar Roubo em Apartamentos?

Como evitar Roubo em Apartamento?

× Olá. Como posso ajudá-lo?