Compartilhe esse post

Incêndios em Casas: Como evitar?

Como evitar Incêndios em Casas? Confira as dicas

A cobertura básica dos seguros para casas cobre danos por queda de raio, incêndios em casas e explosão.

Apesar da segurança de saber que você tem seu principal patrimônio protegido ao contratar um seguro, o melhor mesmo é a prevenção. Afinal, Incêndios em Casas ultrapassa o dano material.

Por isso entender o que causa esses incêndios, e maneiras de como preveni-los é fundamental pois, além de danos materiais, o fogo representa um risco à vida. Veja 

Confira as medidas de segurança que você pode tomar para evitar danos por fogo e incêndios em casas:

  • Cigarros, fósforos e velas

1. Se você fuma, apague os cigarros sempre em cinzeiros ou caixas de areia. Não jogue as pontas pela janela nem os apoie em locais que não sejam cinzeiros apropriados. Não fume em situações em que você pode acabar adormecendo com o cigarro aceso.

2. Sempre apague fósforos na água antes de jogá-los fora e jamais apoie velas em caixas de fósforo ou outros materiais combustíveis.

  • Materiais inflamáveis e produtos de limpeza

3. Não fume ao manusear materiais inflamáveis, como álcool, parafina, solventes, cera e outros materiais de limpeza e respeite as normas de segurança da embalagem.

4. Materiais inflamáveis e produtos de limpeza em geral devem ser armazenados em suas embalagens originais, sempre na vertical, em lugares resguardados e à prova de fogo e usados em pequenas quantidades.

5. Não limpe o piso de casa com solventes, pois o contato dos vapores com o ar forma misturas explosivas.

  • Fiação elétrica

6. Evite o acúmulo de lixo em locais inapropriados, principalmente perto da fiação elétrica.

7. Não deixe cortinas compridas ou tapetes sobre fios elétricos.

8. Não se esqueça de desligar os equipamentos elétricos depois da utilização e, de preferência, desconecte-os da tomada. Atenção especial ao ferro de passar, fácil de esquecer ligado.

9. Não sobrecarregue instalações elétricas com a utilização de plugues T (“benjamins”), extensões etc.

10. Não improvise as instalações nem faça ligações provisórias. A fiação deve estar sempre embutida em eletrodutos.

11. Não use fios estragados ou descascados, pois o contato entre eles pode provocar curtos-circuitos.

12. Não faça consertos na rede elétrica caso não esteja familiarizado com isso. Procure um profissional.

13. Quadros de distribuição de energia devem ter disjuntores. Se os dispositivos de proteção ainda forem do tipo chave-faca, com fusíveis cartucho ou rolha, substitua-os por disjuntores.

14. Desligue a energia elétrica e o gás antes de viajar.

15. Chame um eletricista qualificado caso perceba aquecimento de fios e disjuntores, abertura constante de disjuntores ou queima frequente de fusíveis, fiações expostas, lâmpadas incandescentes instaladas diretamente em torno de material combustível e inexistência de aterramento adequado para instalações de chuveiros elétricos, ar condicionado etc.

  • Cuidados ao cozinhar

16. Jamais deixe panelas no fogo sem supervisão. Atenção à comida ao cozinhar.

17. Não coloque cortinas, panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão ou sobre o botijão de gás.

18. Nunca ponha papel alumínio, recipientes metálicos ou louça com detalhes metálicos dentro do forno micro-ondas.

19. Compre panelas de pressão apenas em lojas e siga as instruções do fabricante. Respeite o volume de água indicado e sempre verifique se a válvula de pressão está funcionando corretamente.

20. Ao lavar a panela de pressão, limpe bem a válvula e todos os furos, para que não fiquem obstruídos. Lave a borracha separadamente.

  • Botijão de gás

O botijão de gás é um dos maiores causadores de incêndios em casas.

21. Abasteça o botijão somente com empresas credenciadas e verifique seu estado ao recebê-lo. Ele não pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer dano. Se houver dúvida quanto ao seu peso ou qualidade, peça para trocá-lo.

22. Ao comprar o regulador de pressão e a mangueira, verifique o prazo de validade e se possuem a identificação do Inmetro (NBR) gravada. Não use outro tipo de material.

23. No ato da compra do botijão, confira se a marca estampada em relevo é a mesma do lacre e da etiqueta. Recuse botijões sem lacre, com o lacre sem marca ou violado (quebrado ou solto). Verifique se o botijão vem com etiqueta de instruções.

24. Feche o registro do gás do botijão quando não estiver utilizando o fogão.

25. Não cubra o botijão com panos ou plásticos.

26. Não coloque o botijão em compartimentos fechados e sem ventilação, como armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc. Mantenha-os em local ventilado, se possível fora de casa, e a uma distância mínima de 80cm do fogo.

27. Nunca instale o botijão perto de ralos ou grelhas de escoamento de água (mantenha uma distância mínima de 1,50 metro). Por ser mais pesado que o ar, o gás pode se infiltrar em seu interior e explodir.

28. Nunca coloque o botijão perto de tomadas, interruptores e instalações elétricas (mantenha uma distância mínima de 1,50 metro).

29. Após a instalação, passe espuma de sabão ao redor da conexão da válvula de saída de gás/regulador de pressão. Caso surjam bolhas, repita a operação de instalação. Se o vazamento persistir, desconecte o regulador de pressão de gás e verifique se existe vazamento na válvula. Se ainda assim o vazamento continuar, leve o botijão para local ventilado, deixe o regulador desconectado e chame a assistência técnica.

30. Jamais vire, deite ou role o botijão e transporte-o sempre na vertical.

31. Nunca passe a mangueira por trás do fogão. Se for necessário alterar a posição da entrada de gás, chame profissionais credenciados.

32. Quando perceber que o gás acabou, não tente forçar a saída de mais gás.

33. Para trocar o botijão, certifique-se de que todos os botões dos queimadores do fogão estão desligados. Não faça a troca na presença de chamas, brasas, faíscas ou qual quer outra fonte de calor. Não use ferramentas para fazer a troca.

  • Aparelhos elétricos

34° Falhas elétricas todas as residências estão suscetíveis a ocorrer, porém uma boa forma de prevenir acidentes e possíveis Incêndios em Casas é evitar a aproximação de alguns aparelhos elétricos e materiais inflamáveis.  Como por exemplo:

Evitar ligar aquecedores e churrasqueiras elétricas próximos de sofás, cortinas, tapetes e estofados em geral;

Não passar extensões embaixo de tapetes e em ambientes com água;

Não deixar chapinhas de cabelo, e outros acessórios que retêm muito calor ligados por muito tempo na tomada, e nem próximos de colchões e estofados.

Tenha um Seguro e proteja o seu lar

Listamos abaixo as situações que fazem parte de nossa cobertura:

  • Básica
  • Aluguel
  • Vendaval
  • Danos Elétricos
  • Roubo
  • Responsabilidade Civil 

A Star Administradora e Corretora de Seguros é uma empresa com atendimento nacional, sediada em Brasília (DF). Somos uma corretora de seguros registrada na Susep sob nº 202012835 autorizada a trabalhar com seguros de todos os ramos. Você pode gerar nossa Certidão de Corretores clicando aqui. 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Carta Verde para Motos: É obrigatório? Quais os valores

Carta Verde para Motos: É obrigatório? Quais os valores

Carta Verde Paraguai: Preços, Exigências e Benefícios

Carta Verde Paraguai: Preços, Exigências e Benefícios

Seguro para Estagiário de Farmácia_ Só R$ 23,88_ano

Seguro para Estagiário de Farmácia: Só R$ 23,88/ano

Qual o Melhor Seguro para Estagiário? Comparativo

Qual o Melhor Seguro para Estagiário? Comparativo

Carta Verde para Reboque: Como funciona e quanto custa?

Carta Verde para Reboque: Como funciona e quanto custa?

× Olá. Como posso ajudá-lo?